Quem somos

Somos uma organização sem fins lucrativos, integrante do grupo BM&FBOVESPA e constituída para realizar, com autonomia administrativa e orçamentária, as atividades de autorregulação dos mercados administrados pela BM&FBOVESPA.

Realizamos a supervisão e fiscalização desses mercados e buscamos promover sua integridade, transparência e eficiência.

Para alcançar esses objetivos, monitoramos as operações, as ofertas e os negócios realizados nos ambientes de negociação, supervisionamos os Participantes do mercado e, caso necessário, aplicamos penalidades aos que cometem infrações às normas.

Para proteção dos investidores, administramos o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), destinado a indenizá-los por perdas decorrentes da atuação irregular dos Participantes autorizados a operar na Bolsa.

Quem somos

Organograma da BSM

Conheça a nossa estrutura e entenda como nos organizamos:

Conselho de
Supervisão
Diretor de
Autorregulação
Apoio
Administrativo
Auditoria
Supervisão
de Mercado
Jurídico
Análise e
Estratégia

Conselho de supervisão da BSM

O Conselho de Supervisão da BSM tem como principais atribuições:

  • julgar Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e aplicar penalidades aos Participantes responsáveis por infrações às normas;
  • julgar recursos apresentados por investidores contra decisões do Diretor de Autorregulação nas reclamações ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP);

Composto por 12 membros, sendo pelo menos dois terços independentes, o Conselho é também responsável pela aprovação do Programa de Trabalho, da Proposta Orçamentária e do Relatório de Atividades da BSM.

Composição do Conselho de Supervisão

Aline de Menezes Santos

Graduada e mestre em Direito pela USP. É General Counsel e Managing Director do Grupo UBS no Brasil e integrante da Câmara Consultiva de Normas e Supervisão de Mercados da BM&FBOVESPA. Foi Chefe de Gabinete da Presidência e Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM.

Carlos Cezar Menezes *

Bacharel em Administração de empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Finanças pela Universidade de São Paulo, trabalhou por 26 anos em Instituições Financeiras na área de Tesouraria e no período de 2007 a 2017 foi Diretor Executivo de Autorregulação da Cetip.

Claudio Ness Mauch *

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Camaquense de Ciências Contábeis e Administrativas de Camaquã (RS) especialista em Auditoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Foi Diretor de Normas e de Fiscalização no Banco Central, presidente da Associação de Supervisores Bancários da América Latina e Caribe e membro do grupo de trabalho junto ao Comitê de Basiléia.

Henrique de Rezende Vergara *

Graduado em Direito pela UFRJ. Foi Procurador-Chefe da Procuradoria Federal Especializada, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM e Diretor Jurídico da BM&FBOVESPA.

José David Martins Júnior *

Graduado em direito pela USP com especialização em Direito do Mercado de Capitais pela mesma instituição. Foi Diretor Superintendente da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD) e Superintendente Geral da Comissão Nacional de Bolsas (CNB).

Luis Gustavo da Matta Machado *

Graduado em economia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB). Foi chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do Banco Central e representante brasileiro no grupo de trabalho do Bank for International Settlement (BIS), responsável pela confecção do “Core Principles for Systemically Important Payment Systems” e Coordenador do Projeto de Reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Foi diretor de autorregulação da BSM.

Luiz de Figueiredo Forbes *

Graduado em Direito pela USP e mestre em Banking, Corporate and Finance Law pela Fordham University School of Law. Foi diretor da BM&F, da CVM e presidente da Brazilian-American Chamber of Commerce Inc. e da Aim Brazil Corp., ambas em Nova York.

Marcos José Rodrigues Torres *

Diretor de Autorregulação

Graduado em Economia e doutor pela Unicamp. No Banco Central, trabalhou no Projeto de Reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Foi vice-presidente de Risco da Caixa Econômica e diretor de Auditoria Interna e de Riscos Corporativos na BM&FBOVESPA.

Marcus de Freitas Henriques

Graduado em Direito pela UFRJ com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela PUC-RJ. É sócio da Carvalhosa e Eizirik Advogados.

Maria Cecília Rossi *

Graduada e mestre em Administração pela FGV-SP. Sócia-fundadora da Interlink Consultoria de Mercado de Capitais. Foi Superintendente de Desenvolvimento de Mercado e diretora da CVM. Integrou o Conselho de Administração da BM&FBOVESPA e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Sergio Odilon dos Anjos

Economista formado pela Universidade de Brasília (UnB), com cursos de pós-graduação pela mesma Universidade e pela Cornell University, New York, Estados Unidos. É funcionário aposentado do Banco Central do Brasil e atua como consultor em assuntos relacionados a produtos e serviços dos mercados financeiros e de capitais.

Wladimir Castelo Branco Castro *

Presidente do Conselho

Graduado em Economia pela UFRJ, possui curso de extensão em Mercado de Capitais pela FGV-RJ. Foi Superintendente de Relações com Empresas, Superintendente Geral e diretor da CVM e membro do Conselho de Autorregulação da Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCOR).

* Membros independentes

Veja mais

A BSM conta com um Comitê de Políticas e Orçamento, que tem como função assessorar o Conselho de Supervisão no que diz respeito à aderência às politicas e ao acompanhamento da execução do orçamento, e com uma Câmara Consultiva, que tem por objetivo institucionalizar a interlocução com os participantes de mercado sobre temas relativos à autorregulação exercida pela BSM nos mercados administrados pela BM&FBOVESPA.

Composição do Comitê de Políticas e Orçamento

Cláudio Ness Mauch, Marcus de Freitas Henriques e Maria Cecilia Rossi

representantes do Conselho de Supervisão da BSM.

Wladimir Castelo Branco Castro

Presidente do Conselho de Supervisão da BSM.

Daniel Sonder

Diretor Executivo Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores da BM&FBOVESPA.

Veja mais

Composição da Câmara Consultiva de Mercado

Marcos José Rodrigues Torres

Diretor de Autorregulação da BSM

Wladimir Castelo Branco Castro

Presidente do Conselho de Supervisão da BSM

Denise Pauli Pavarina e Luiz Fernando Figueiredo

representantes do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA.

Henrique de Rezende Vergara e José David Martins Júnior

representantes do Conselho de Supervisão da BSM.

Alexandre Atherino

representante da Guide Investimentos S.A. CV.

Antonio Carlos Sanzogo Giorgi

representante da Tullet Prebon Brasil CVC Ltda.

Claudio Henrique Sangar

representante da Planner CV S.A.

Ede Antonio Gasperin

representante da Corretora Geral VC Ltda.

Eduardo Borro

representante da Itaú CV S.A -  Presidente da Câmara

Fabricio Cunha de Almeida

representante da XP Investimentos CCTVM S.A.

Fernanda Ferraz Braga de Lima de Freitas

representante da Gradual CCTVM S.A.

Jon Andreescu

representante da CM Capital Markets CCTVM Ltda.

Leandro Torres

representante da BTG Pactual CTVM S/A

Luciana Miranda

representante da J.P. Morgan CCVM S.A.

Marcello Mendonça de Barros

representante da Rico CTVM S.A.

Milena Aloisi

representante da Credit Suisse Brasil S.A. CTVM -  Vice-presidente da Câmara

Oflar Simões de Almeida Filho

representante da Concórdia S.A. CVCC

Otto dos Santos

representante da Elite CCVM Ltda.

Ricardo Siqueira Lanfranchi

representante da Bradesco S.A. CTVM

Tiago Augusto Daguer El Haouli

representante da Terra Investimentos DTVM Ltda.

Veja mais