Operações de Mesmo Comitente Realizadas em leilão

Você sabe o que são os leilões de abertura e de encerramento dos pregões, também conhecidos como call de abertura e call de encerramento?

São os períodos inicial e final de cada dia de negociação (pregão) no qual todas as ofertas de compra e de venda inseridas no sistema de negociação são “acumuladas” e, apenas ao final do leilão, ocorre o fechamento dos negócios, a um único preço, que é o preço que propicia os negócios da maior quantidade do ativo.

O objetivo desses leilões é garantir que os preços de abertura (que é referência para os negócios ao longo do dia) e de fechamento (que é utilizado para precificar a custódia dos investidores, a carteira de fundos etc) sejam formados da melhor maneira possível, capturando as intenções de compra e de venda do maior número possível de investidores.

Você sabia que ao longo do pregão outros leilões podem ocorrer com o objetivo de garantir a melhor disseminação de informações para o mercado e, com isso, garantir que todos os investidores possam negociar em igualdade de condições de forma a propiciar uma melhor formação de preços?

Esses leilões, o de abertura, o de fechamento e os que ocorrem ao longo do pregão, são importantes para garantir a integridade do mercado e a proteção dos investidores.

Mas para que seja possível formar o preço adequadamente nesses períodos de leilão, é importante que as ofertas de compra e de venda que estejam participando da formação do preço, não sejam canceladas. Por isso, há um regra que proíbe o cancelamento de ofertas que estejam participando da formação do preço teórico em um leilão.

A CVM considerou esse tema como prioridade no seu plano de supervisão baseada em riscos para o biênio de 2019/20. A BSM, ciente da relevância do tema, realizou em agosto/2020 um Webinar sobre Supervisão de Operações de Mesmo Comitente em Leilão, cujos documentos estão disponíveis abaixo:

  • Acesse aqui a apresentação realizada.
  • Assista aqui o vídeo do evento.
  • Veja aqui o Comunicado aos Participantes dos Mercados da B3 – Segmento Listado.
  • Veja aqui o material em inglês.